quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Inspiração Alheia #2: Pão preguiçoso

Já tinha feito algumas vezes pão em casa. O famoso "no knead bread". Apesar de o resultado ter saído sempre bem, gosto de ir testando novas versões. E assim aconteceu quando vi esta receita  ficou guardada para fazer a prova.
Gostei bastante do resultado, fica um pão muito saboroso.
De seguida a receita tal e qual como no blog que serviu de inspiração.

Ingredientes:


  • 650 gr. farinha;
  • 600 ml de água morna;
  • 12,5 gr de fermento fresco (usei fermento comprado na padaria);
  • sal (usei metade de uma colher de sobremesa).

Preparação:

Numa tigela (atenção, não usar uma tigela muito pequena porque a massa tem de ter espaço para crescer) colocar a farinha, o sal e a água, onde se deverá ter desfeito o fermento.
Com a ajuda de uma colher envolver tudo até ficar uma massa ainda húmida e que se pega bastante. Só deverá ser necessário certificar que toda a farinha está misturada. Cobrir a tigela com película aderente e levar ao frigorífico.
Na receita é recomendado ficar de um dia para outro. Já fiz com várias horas de fermentação: 8 a 10 horas, até mesmo mais. Se repararem na massa passadas 3 ou 4 horas já notam uma grande evolução.
Sugiro fazer a mistura à noite para fazer pão quente na manhã seguinte (ideal para o fim-de-semana), ou fazer a mistura de manhã para poder ter pão quente para o jantar.
Passadas as horas de descanso a massa deverá ter crescido bastante e continuar com um aspecto bem húmido e cheia de bolhas. Antes de levar ao forno deverá ficar fora do frio cerca de uma hora para se aproximar da temperatura ambiente.
Uma vez que a massa é muito húmida e se pega demasiado às mãos, o truque que uso para formar os pães é o seguinte: unto uma espátula com azeite para que facilmente possa retirar a massa da tigela e fique o mínimo possível desperdiçada.
Essa massa é vertida para uma tábua de cozinha com uma dose generosa de farinha. Deve polvilhar-se depois a massa novamente e com uma faca cortar porções do tamanho desejado. Colocar os pães num tabuleiro também enfarinhado generosamente e levar ao forno quente até que fiquem corados e ao bater no fundo faça um som oco.


Sem comentários:

Enviar um comentário