segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cabazes de Natal #1: Figos em Calda

Este ano decidimos que a maioria dos presentes deveria ser feita por nós, tenho por isso a desculpa perfeita para finalmente preparar os meus primeiros cabazes de natal para oferecer.

Ao longo dos próximos dias vou publicar algumas das receitas que encontrei na minha pesquisa pelas centenas de blogs que visitei e que este anos farão parte dos meus cabazes.

Contudo, os meus cabazes já não estão completamente vazios, ao longo do ano vou preparando compotas com a fruta que trago de casa dos meus pais, e por isso neste momento já so me falta finalizar os frascos com etiquetas ou outra decoração alusiva ao natal.

A receita de hoje, é da Colher de Pau, do blog "Para cozinhar" que consulto diariamente pois tem sempre receitas deliciosas.

Ingredientes:

  • 15 figos secos
  • 300ml de água
  • 150ml de mel (coloquei um bocadinho menos)
  • 2 paus de canela
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá bem cheia de erva doce em grão
  • 2 rodelas de limão (coloquei apenas uma)
  • 1 rodela de laranja

Preparação:

Colocar todos os ingredientes num tachinho e levar ao lume, mexendo de vez em quando, até o molho reduzir para uma calda, o que demora cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer e coloque num frasquinho.

Pode ser servido com requeijão ou outros queijos, sericaia ou pão de ló molhadinho em substituição das tradicionais ameixas d´Elvas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário